Sistema permite abertura, regularização e encerramento de negócios de forma digital a partir desta terça-feira (2/9)
A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, em parceria com o Sebrae Minas, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, implantou nesta terça-feira (2) o Redesim + Livre, sistema que revoluciona os processos de abertura, regularização e encerramento de empresas. A iniciativa coloca Santana do Paraíso entre os municípios de MG que avançam na inovação e desburocratização do ambiente de negócios.
“Santana do Paraíso vive um momento histórico, em que o número de CNPJ's mais que dobrou nos últimos 4 anos. Agora, com o programa Redesim + Livre, vamos dar um passo ainda maior. O programa é uma conquista que coloca o empreendedor no centro das políticas públicas, simplificando a vida de quem quer investir na nossa cidade. Estamos reduzindo a burocracia e criando condições reais para fortalecer o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no Vale do Aço”, destacou o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato.
Com o novo sistema, todo o processo passa a ser realizado de forma digital. A plataforma oferece inovações como resposta automática de viabilidade locacional, emissão imediata de inscrição municipal e dispensa de alvarás para atividades de baixo risco e Microempreendedores Individuais (MEIs). Para negócios de médio e alto risco, o sistema assegura a emissão automática de licenças e alvarás, inclusive os do Corpo de Bombeiros. Além de simplificar a abertura de empresas, o Redesim + Livre também facilita a regularização e o encerramento de atividades, reduzindo tempo e custos para empreendedores.
Para o analista do Sebrae Minas Alessandro Challub a transformação trazida pela iniciativa tem impacto direto no fortalecimento do empreendedorismo local. “O Redesim + Livre chega para derrubar barreiras que afastavam muitos empreendedores da formalização. Agora, com processos rápidos, seguros e digitais, será possível ampliar o número de empresas regularizadas, reduzir a informalidade e criar um ambiente mais competitivo e atrativo para Santana do Paraíso”, ressaltou.
A implantação é parte do Programa Territórios Mais Atrativos, que apoia gestores municipais na criação de um ambiente favorável aos negócios, atuando na simplificação e automatização de processos, regularização fundiária e atração de investimentos.
Fonte: Assessoria de Comunicação / PMSP